sexta-feira, 8 de julho de 2022

Justificativa do Projeto

­­­Discentes: Arthur Trajano, Ester Turibus, Luidy de Carvalho, Lyssa Rodrigues e Rebeca Corina

Título do Projeto: As limitações da assistência Pré-Natal adequada 

A baixa acessibilidade das grávidas aos sistemas de saúde, como SUS, e o conhecimento acerca da importância do pré-natal para o seu próprio bem-estar e do bebê mostra-se como principal pauta do presente projeto. Observa-se que o município de Imperatriz-MA dispõe de infraestrutura precária para a realização do pré-natal e o acolhimento das gestantes. Além disso, outro obstáculo perceptível diz respeito a algumas mulheres que não procuram o serviço de saúde por comodidade ou por falta de conhecimento. Esses problemas contribuem para a ineficácia da assistência contínua às puérperas.

Nesse sentido, faz-se crucial a necessidade de uma estudo e levantamento dos impactos da limitada infraestrutura adequada para o atendimento ao pré-natal, bem como as ações de educação e ensinamento acerca de sua importância. Desse modo, pode-se promover a saúde e assegurar a dignidade humana dessa clientela, visando diminuir os riscos de vida e as situações que ameaçam a segurança da mulher e da criança. Assim sendo, os objetivos e medidas tomadas nesse projeto são cruciais para a análise e estudo do panorama local, afim de entender os fatores de riscos e as causas, no intuito de elaborar estratégias para resolver esse impasse. 

A proposta desse projeto surgiu a partir do conhecimento de um caso particular de uma gestante que enfrentou dificuldades no período da gravidez e, posteriormente, seu bebê teve muitos problemas de saúde ao nascer prematuramente, devido a falta de acompanhamento adequado no pré-natal. Pouco tempo depois, percebeu-se que situações semelhantes com outras gestantes aconteceram e notou-se, assim, um problema recorrente no quadro de gestantes local.

Assim, o projeto traz como inovação não apenas os estudos dos impactos da ausência de pré-natal para a saúde da gestante e do bebê, como também a relação entre a infraestrutura local e as ações educativas acerca de sua importância, que contribuem significativamente para uma assistência eficaz desse serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Justificativa do Projeto

­­­ Discentes: Arthur Trajano, Ester Turibus, Luidy de Carvalho, Lyssa Rodrigues e Rebeca Corina Título do Projeto:  As limitações da assist...